segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Momento Papo Sério !


Legalização da Maconha: Prós e Contras

Falar sobre a legalização da Maconha deixa um rastro de discórdia. Há quem afirme que ela destrói o cérebro e conduz ao crime. Também existem aqueles que enaltecem suas propriedades medicinais.
Neste debate polêmico existem dois lados: Os favoráveis à legalização da Cannabis e os contra.
Existem dezenas de fortes argumentos de ambos os lados, dentre eles:

Contras:

- De onde virá o dinheiro para repor o prejuízo do tráfico? Com drogas mais pesadas? Ou vão vão "descer para o asfalto" e aumentar as estatísticas de sequestros relâmpagos?
- Existe a teoria da "Porta de entrada", que diz que muitos usuários de Cocaína começaram com o uso da Maconha.
- Com poucas vagas para os dependentes na saúde pública, será prudente aumentar o número de usuários?
- O consumo poderia aumentar através da divugalção da Maconha (TV, Internet e etc) ou simplesmente da "curiosidade".

Prós:

- Estudos dizem que a droga causa aumento do apetite e tem efeito anti-emético (combate ânsias e vômitos), características bem vindas no tratamento de doentes de alguns tipos de câncer e AIDS.
- Um dos argumentos dos favoráveis é que a Maconha traz menos máles à saúde que o Álcool e o Tabaco.
- Em tese com a legalização, a Maconha saíria das mãos do tráfico. Logo diminuiria o dinheiro disponível para os criminosos se armarem e afastando o cidadão comum (consumidor) do envolvimento com o crime.

Esses são apenas alguns dos argumentos de ambos os lados. Vale ressaltar que a Holanda, sempre citada como um país onde a Maconha é liberada. É bom lembrar algo que pouca gente sabe: na Holanda a Maconha não é "liberada". Não há pena para comprar até 5g/dia de maconha em coffee-shops, mas a produção e o consumo fora de coffee-shops são crimes.


Existe um ponto complicado nisso tudo: O Mito "Maconha não faz mal" existe e com isso será que as pessoas sabem, realmente, o que estão discutindo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário